Certificado

Certificado
Uma grande vitória poder divulgar o nosso projeto!
A OFICINA DE LEITURA E CRIAÇÃO LITERÁRIA
3A. IDADE CLARETIANAS FOI UM DOS PROJETOS SELECIONADOS PARA APRESENTAÇÃO NO III FÓRUM DO PLANO NACIONAL DO LIVRO E DA LEITURA E NO III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS, EM AGOSTO DE 2010.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Fotos dos alunos II

Andreia Denadai, coordenadora da Faculdade da 3a. Idade


Turma linda!


Eu, muito feliz no dia do lançamento do livro resultante da oficina.
Olha só que linda a orquídea que eu ganhei dos alunos!



Da esq. p/dir. Eu, Sr. Anésio, Andreia, Jacinto e Iandara




Andreia, Cleudnéia e D. Aurora





Fotos dos alunos I

Eis algumas fotos dos meus amigos e alunos, pessoas adoráveis que me ensinam, cada dia, a valorizar mais a vida e a convivência humana. É muito gratificante experimentar a realidade da teoria que afirma: "QUEM ENSINA APRENDE". A aprendizagem é uma via de mão dupla, e é isso que a torna fundamental. É uma relação, um diálogo, jamais um monólogo. Uma relação plena de afetividade, pois como diz o grande téorico da educação Jean Piaget: o afeto é o motor da inteligência. É impossível separar a vivência sensível da vivência intelectual, essa é a grande lição de nossa oficina.













Dona Dalva Tivelli, nossa adorável musicista.






Abaixo, o premiado grupo da oficina de dança, se apresentando no dia da formatura junho/2009.




Abaixo, os alunos Sr. Anésio Marques, Iandara
Palmero e Jacinto Verni.

Abaixo: em primeiro plano, Marinalda; depois Maria Inês e eu, abraçadas, no dia do lançamento do nosso livro: "Reescrevendo a vida".



Olha o Batista aí, gente! Está lendo um dos seus textos,
durante a oficina.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Desconstrução do senso comum II




Considerações sobre o número 8 – Jacinto Sánchez Verni

O número oito, no que se refere ao lado comercial, é um número símbolo, segundo o conceito da numerologia.
No que se relaciona às terapias alternativas, é o logotipo da yoga, que consta de dois números oito, um na posição horizontal e outro na vertical, simbolizando o infinito e a pessoa como um ser ligado a Deus por meio da contemplação e da austeridade ascéticas, respectivamente.










No contexto de um passatempo, ou humorístico,pode até colocar a aritmética em xeque; por exemplo: 8-4 = 8. Como? BISCOITO = OITO – BISC = OITO.

Na navegação astronômica, hoje pouco usada devido aos GPSs, aos posicionadores, etc, o oito era usado para definir o oitante, que é um aparelho mecânico composto de vários aros de metal, que, em conjunto com a bússola e posicionado a 45º em relação ao nível, dividia os 360º da bússola em oito partes, cada uma catalogada em referência a uma constelação ou estrela, à noite, ou ao sol, durante o dia.
Outro aparelho similar é o sextante, ou astrolábio, este posicionado a 60º em relação ao nível. Ambos os aparelhos, oitante e sextante, servem também para medir altura e distâncias entre determinado astro e o sol.
Eis a figura do oitante:













Faltam 8 dias Maria Inês Mascarin Filier

Oito dias passam rápidos!
Chegou! O dia amanheceu com jeito de chuva, mas dizem que é sorte. Não sei não! O cabelo fica mais difícil de pentear, o vestido pode molhar e o sapato sujar...
Mas, enfim, já estava tudo programado e por nada neste mundo algo seria mudado. Afinal, foram vários anos preparando, sonhando, e não seria uma chuvinha a toa que estragaria tudo. Melhor acreditar que dá mesmo sorte!
A cabeleireira chegou, penteou e até que ficou bom. A costureira ajudou a colocar o vestido, maravilhoso! O sapato, os adereços da cabeça, enfim, tudo pronto.
Até a hora da troca das alianças só uma chuvinha fina, feito benção do céu, caia lá fora. E, por falar em alianças, olhando bem para o 8 lembra duas alianças justapostas, e o grande amor que elas representam.




Qual a metade do número 8? – Aurora Ferreira

Ao pensar nisso, imediatamente me vem à mente o número 4, resultante da operação matemática.
Eis o desafio: pensar com criatividade no número 8. Traçando uma linha horizontal, dividindo o 8 ao meio, imagino:
- Na parte inferior, incolor, uma gota; a gotinha que salva. Que, com sua carinha alegre, conclama as crianças a se vacinarem, a gotinha do Dr. Sabin, que livrou para sempre as crianças da poliomielite.
- Na parte superior, colorida, visualizo balões de gás, enfeitando e alegrando as festas infantis. Porque o número oito só evocou em mim o mundo infantil?

O número 8 - Geni Deolinda Bizzo

Estava eu aproveitando a vista maravilhosa da sacada do meu apartamento para ver a tarde que caía, trazendo consigo a escuridão da noite. A lua, preguiçosa, fazia surgir dos picos dos pinheiros seus majestosos raios, como que nascendo por detrás do horto.
Em devaneio, pus-me a contar as primeiras estrelas que surgiam. Meus pensamentos viajavam pelos caminhos do céu, quando percebi: as estrelas pareciam vaga-lumes, num interminável acende-e-apaga. Oras, então, como contá-las?
Pus-me então a pensar. Infinitas como as estrelas no céu são as maravilhas do mundo, que tão poucas conhecemos e, mesmo assim, tão pouco... Apesar disso, como pode o homem querer sempre ter o controle de tudo? E, afinal de contas, o que é o infinito?
“Não é dado a uma mente finita conhecer o infinito, está escrito. Se não podemos explicá-lo de maneira objetiva e clara, pelo menos podemos representá-lo por meio de uma forma criada pelo homem.
O símbolo ∞, o “oito deitado”, ou lemniscata, numa denominação mais científica, representa o infinito, a eternidade e o potencial divino. A imagem é conhecida desde a antiguidade e a razão de essa curva geométrica especial assumir tal significado é seu traço contínuo, uma forma sem começo nem fim.
Se fizermos um traço vertical separando a forma ao meio, teremos ΩΩ, ou o ponto central), considerado o portal entre os dois mundos, o físico e o espiritual): um representa a jornada do nascimento até à morte; o outro, da morte ao novo nascimento. A dualidade sempre presente: bem e mal, profano e sagrado, forte e fraco, dificuldades e realizações, dores e prazeres.
Para os místicos, se quisermos encarar a vida de forma centrada, devemos sempre buscar o equilíbrio entre esses dois lados: o que representa o material através da busca dos prazeres imediatos, e o espiritual que transcende, e onde se buscam os valores da alma.
Eu gosto de pesquisar sobre numerologia e acho que têm sentido muitas das respostas que encontro. Tenho o número oito no meu destino. E já que somos número (CIC, RG, fone, CEP, passaporte, contas bancárias, placa de carro, número da casa, até número de rua, como em Rio Claro), acho chique ter um número com tamanho significado. Que bom.
Dizem que traçar o número oito no ar com incenso traz harmonia e energia para pessoas e ambientes. Não custa tentar.

Desconstrução do senso comum I

Ser é perceber, defendia o filósofo naturalista Berkeley. Gosto de pensar que ESCREVER também é PERCEBER. Pois quando escrevemos sobre algo, nos detemos para conhecer melhor o objeto de nossa escritura e, nesse processo, nos conhecemos melhor. Percipere, do latim, significa apoderar-se de algo, conhecer profundamente. Essa ação envolve o sujeito que percebe e o objeto percebido (tomando o mundo como objeto, os sentimentos, os conceitos etc). A proposta do exercício é que olhemos o número 8 e re-elaboremos o seu conceito, o que o número oito evoca para cada um de nós? No contexto do exercício, vamos lembrar da aula sobre criatividade: é importante romper com o pensamento linear, com as respostas prontas e com o lugar comum. É importante lembrar, também, da frase do cineasta Ingmar Bergman: “Meu processo de criação funciona da seguinte forma: eu tomo todas as minhas decisões baseado na intuição, ou seja, eu jogo um dardo na escuridão – isso é intuição. Depois eu mando um exército para recuperá-lo – isso é intelecto.”



A resposta dos oficineiros a esse exercício foi surpreendente, pois ninguém escreveu sobre um tema repetido, provando que há muitas interpretações, muitos sentidos a serem descobertos nas coisas mais simples.






8 - Lícia Mônaco Perin




Linhas perfeitas! O algarismo oito é a junção de dois anéis que se tocam em um único ponto. Voltado para o céu, prenuncia seu propósito de busca ao espaço sideral: 8,8,8,8...
Quando invertemos sua posição, e o colocamos deitado, transmuda-se num símbolo pleno de liberdade: varando o tempo, cortando o espaço, numa disposição louca de tudo vencer, sem nada ser...
8 segundos, 8 minutos, 8 horas, 8 dias, 8 meses, 8 anos...Ah! A infinitude marcada e gravada na verticalidade do horizontal!
Tudo que o homem quer e busca desde que começou a pensar vem inserido nesse algarismo tão simples e tão cheio de segredos não alcançados...









O significado do oito – Antonio Moreira

Vários são os significados do número oito, sendo um dos mais conhecidos o oito em posição horizontal, que é igual ao infinito. Trata-se de número bonito, segundo minha ótica pessoal.
À luz de meu modesto entendimento, passarei a enumerar alguns significados do número oito.
Do latim: octo = 7 + 1
Oitavo: algarismo que exprime o número oito. Cada carta do baralho marcada com oito pontos. Pessoa ou objeto que, numa série, ocupa o oitavo lugar.
Fazer oitos: estar embriagado.
Ou oito ou oitenta: tudo ou nada.
Oito com patrão: barco a remo com oito remadores e um timoneiro.
Oitavas de final: Eliminatória de uma competição, com o fim de classificar oito competidores.
O oito, além de ser um nome bonito, dá origem a outros nomes e expressões, como oitava rima – estrofe de oito versos decassílabos, em que os seis primeiros rimam alternadamente e os dois últimos rimam paralelamente. Os Lusíadas, por exemplo, são versos compostos em oitavas rimas.
Oitavo número, do latim, octavus – ordinal e fracionário, correspondente a oito, Oitava parte de um todo.
Oitenta = cardinal = oito dezenas.
Os cantores nordestinos usavam a oitava como padrão em suas cantigas repentistas.
O oito pode ser representado em infinitas operações financeiras. É um número muito rcvio, de tal forma que pode ser objeto das quatro operações matemáticas.
Se cortamos o meio do oito, teremos o zero.




Eu traço o número oito com dois círculos, que, se divididos ao meio, será apenas um círculo. Círculo me lembra o SOL, que ilumina o dia. Também a lua, que ilumina a noite.
E, que beleza! Me lembra brincadeira de criança: a bola!
No campo das ciências exatas, metade do oito será quatro.

4 - Se olharmos de baixo para cima, parece uma cadeira. Cadeira que me recorda reuniões familiares, trabalho, mobília decorativa, lazer - cadeira de praia, cadeiras no teatro, no cinema...

Trajetórias – Adelaide Dalva Tivelli Garbuio


O oito significa o trajeto de nossa vida. Inicia-se com o nosso nascimento, o nosso crescimento até formarmos uma família.
Então, chegamos ao auge de nossa vivência, com os filhos que, muitas vezes, também já formaram suas famílias, e, nesse momento, a alegria de nossas vidas são os netos.
Ao iniciarmos a segunda metade do oito, o nosso corpo talvez apresente algumas dores, mas o nosso entendimento do que é a vida e a sabedoria para compreendermos os nossos semelhantes é muito maior.
Cada dia compreendemos e aceitamos melhor o caminho escolhido por cada ser humano,e aprendemos a cultivar os verdadeiros valores da vida, reconhecendo que existe um SER superior, que nos guia e nos ilumina.

Um número Forte – Cleudnéia Ap. Gaspar Zavarello

O oito é um número forte e gostoso de grafar. No mês oito nasceu meu pai (31/08/1924); na metade do oito, mês quatro, nasceu a cara metade de meu pai, minha mãe (09/04/1927). Eles ficaram juntos de 1947 a 2007.
Em 1948 eu nasci (03/03/1948) e, no dia 12 (8+4) de abril de 1992 nasceram meus primeiro netos gêmeos, dois meninos que, graças a Deus, já têm 17 (7+1 =8) anos.

Escrevendo sobre o número oito e sua metade, quatro, me dei conta de que muitas vezes estiveram presentes em minha história.

Metade do oito – Lourdes Laurenti Carvalho

Se o que eu observo nessa folha representa o numeral 8, isto é uma quantidade, então, a metade corresponde, logicamente, 4. Mas, nada indica que esse desenho parecido com o número 8 seja realmente o numeral 8.
Pode ser o que eu imaginar; por exemplo, duas argolas cuja metade seria uma argola, ou qualquer outra coisa.
Ouvi dizer que o oito representa o infinito, mas não tenho como conferir, pois nada sei sobre isso. Mas esse diálogo que peguei no ar, aqui mesmo, nessa sala de aula, me deixou confusa, e a coisa se complicou ao infinito. Por quê?
O que é o infinito? Não consigo imaginar o infinito, uma coisa sem começo nem fim. Li, outro dia, o artigo de um cientista, desses que estudam o universo, afirmando que o mesmo está em expansão. Expansão? Mas para onde?
Então, fico pensando em tudo: nosso universo, nossa galáxia, nossa lua, etsrelas, nosso planeta, nossos países, nossas cidades... E nós com os nossos problemas(zinhos). Daí, vem novamente o infinito e esse oito desenhado na folha... Ai! Vou ficar maluca...