Certificado

Certificado
Uma grande vitória poder divulgar o nosso projeto!
A OFICINA DE LEITURA E CRIAÇÃO LITERÁRIA
3A. IDADE CLARETIANAS FOI UM DOS PROJETOS SELECIONADOS PARA APRESENTAÇÃO NO III FÓRUM DO PLANO NACIONAL DO LIVRO E DA LEITURA E NO III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS, EM AGOSTO DE 2010.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Desconstrução do senso comum II




Considerações sobre o número 8 – Jacinto Sánchez Verni

O número oito, no que se refere ao lado comercial, é um número símbolo, segundo o conceito da numerologia.
No que se relaciona às terapias alternativas, é o logotipo da yoga, que consta de dois números oito, um na posição horizontal e outro na vertical, simbolizando o infinito e a pessoa como um ser ligado a Deus por meio da contemplação e da austeridade ascéticas, respectivamente.










No contexto de um passatempo, ou humorístico,pode até colocar a aritmética em xeque; por exemplo: 8-4 = 8. Como? BISCOITO = OITO – BISC = OITO.

Na navegação astronômica, hoje pouco usada devido aos GPSs, aos posicionadores, etc, o oito era usado para definir o oitante, que é um aparelho mecânico composto de vários aros de metal, que, em conjunto com a bússola e posicionado a 45º em relação ao nível, dividia os 360º da bússola em oito partes, cada uma catalogada em referência a uma constelação ou estrela, à noite, ou ao sol, durante o dia.
Outro aparelho similar é o sextante, ou astrolábio, este posicionado a 60º em relação ao nível. Ambos os aparelhos, oitante e sextante, servem também para medir altura e distâncias entre determinado astro e o sol.
Eis a figura do oitante:













Faltam 8 dias Maria Inês Mascarin Filier

Oito dias passam rápidos!
Chegou! O dia amanheceu com jeito de chuva, mas dizem que é sorte. Não sei não! O cabelo fica mais difícil de pentear, o vestido pode molhar e o sapato sujar...
Mas, enfim, já estava tudo programado e por nada neste mundo algo seria mudado. Afinal, foram vários anos preparando, sonhando, e não seria uma chuvinha a toa que estragaria tudo. Melhor acreditar que dá mesmo sorte!
A cabeleireira chegou, penteou e até que ficou bom. A costureira ajudou a colocar o vestido, maravilhoso! O sapato, os adereços da cabeça, enfim, tudo pronto.
Até a hora da troca das alianças só uma chuvinha fina, feito benção do céu, caia lá fora. E, por falar em alianças, olhando bem para o 8 lembra duas alianças justapostas, e o grande amor que elas representam.




Qual a metade do número 8? – Aurora Ferreira

Ao pensar nisso, imediatamente me vem à mente o número 4, resultante da operação matemática.
Eis o desafio: pensar com criatividade no número 8. Traçando uma linha horizontal, dividindo o 8 ao meio, imagino:
- Na parte inferior, incolor, uma gota; a gotinha que salva. Que, com sua carinha alegre, conclama as crianças a se vacinarem, a gotinha do Dr. Sabin, que livrou para sempre as crianças da poliomielite.
- Na parte superior, colorida, visualizo balões de gás, enfeitando e alegrando as festas infantis. Porque o número oito só evocou em mim o mundo infantil?

O número 8 - Geni Deolinda Bizzo

Estava eu aproveitando a vista maravilhosa da sacada do meu apartamento para ver a tarde que caía, trazendo consigo a escuridão da noite. A lua, preguiçosa, fazia surgir dos picos dos pinheiros seus majestosos raios, como que nascendo por detrás do horto.
Em devaneio, pus-me a contar as primeiras estrelas que surgiam. Meus pensamentos viajavam pelos caminhos do céu, quando percebi: as estrelas pareciam vaga-lumes, num interminável acende-e-apaga. Oras, então, como contá-las?
Pus-me então a pensar. Infinitas como as estrelas no céu são as maravilhas do mundo, que tão poucas conhecemos e, mesmo assim, tão pouco... Apesar disso, como pode o homem querer sempre ter o controle de tudo? E, afinal de contas, o que é o infinito?
“Não é dado a uma mente finita conhecer o infinito, está escrito. Se não podemos explicá-lo de maneira objetiva e clara, pelo menos podemos representá-lo por meio de uma forma criada pelo homem.
O símbolo ∞, o “oito deitado”, ou lemniscata, numa denominação mais científica, representa o infinito, a eternidade e o potencial divino. A imagem é conhecida desde a antiguidade e a razão de essa curva geométrica especial assumir tal significado é seu traço contínuo, uma forma sem começo nem fim.
Se fizermos um traço vertical separando a forma ao meio, teremos ΩΩ, ou o ponto central), considerado o portal entre os dois mundos, o físico e o espiritual): um representa a jornada do nascimento até à morte; o outro, da morte ao novo nascimento. A dualidade sempre presente: bem e mal, profano e sagrado, forte e fraco, dificuldades e realizações, dores e prazeres.
Para os místicos, se quisermos encarar a vida de forma centrada, devemos sempre buscar o equilíbrio entre esses dois lados: o que representa o material através da busca dos prazeres imediatos, e o espiritual que transcende, e onde se buscam os valores da alma.
Eu gosto de pesquisar sobre numerologia e acho que têm sentido muitas das respostas que encontro. Tenho o número oito no meu destino. E já que somos número (CIC, RG, fone, CEP, passaporte, contas bancárias, placa de carro, número da casa, até número de rua, como em Rio Claro), acho chique ter um número com tamanho significado. Que bom.
Dizem que traçar o número oito no ar com incenso traz harmonia e energia para pessoas e ambientes. Não custa tentar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Fantástico! Eu coordeno a faculdade da 3a. idade em Niteroi e adorei essa ideia de oficina de literatura. Gostaria de conhecer melhor o trabalho. Será que podemos manter contato por email ou telefone?

Aluísio Dantas

adantas@fumep.rj.br