Certificado

Certificado
Uma grande vitória poder divulgar o nosso projeto!
A OFICINA DE LEITURA E CRIAÇÃO LITERÁRIA
3A. IDADE CLARETIANAS FOI UM DOS PROJETOS SELECIONADOS PARA APRESENTAÇÃO NO III FÓRUM DO PLANO NACIONAL DO LIVRO E DA LEITURA E NO III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS, EM AGOSTO DE 2010.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Desconstrução do senso comum I

Ser é perceber, defendia o filósofo naturalista Berkeley. Gosto de pensar que ESCREVER também é PERCEBER. Pois quando escrevemos sobre algo, nos detemos para conhecer melhor o objeto de nossa escritura e, nesse processo, nos conhecemos melhor. Percipere, do latim, significa apoderar-se de algo, conhecer profundamente. Essa ação envolve o sujeito que percebe e o objeto percebido (tomando o mundo como objeto, os sentimentos, os conceitos etc). A proposta do exercício é que olhemos o número 8 e re-elaboremos o seu conceito, o que o número oito evoca para cada um de nós? No contexto do exercício, vamos lembrar da aula sobre criatividade: é importante romper com o pensamento linear, com as respostas prontas e com o lugar comum. É importante lembrar, também, da frase do cineasta Ingmar Bergman: “Meu processo de criação funciona da seguinte forma: eu tomo todas as minhas decisões baseado na intuição, ou seja, eu jogo um dardo na escuridão – isso é intuição. Depois eu mando um exército para recuperá-lo – isso é intelecto.”



A resposta dos oficineiros a esse exercício foi surpreendente, pois ninguém escreveu sobre um tema repetido, provando que há muitas interpretações, muitos sentidos a serem descobertos nas coisas mais simples.






8 - Lícia Mônaco Perin




Linhas perfeitas! O algarismo oito é a junção de dois anéis que se tocam em um único ponto. Voltado para o céu, prenuncia seu propósito de busca ao espaço sideral: 8,8,8,8...
Quando invertemos sua posição, e o colocamos deitado, transmuda-se num símbolo pleno de liberdade: varando o tempo, cortando o espaço, numa disposição louca de tudo vencer, sem nada ser...
8 segundos, 8 minutos, 8 horas, 8 dias, 8 meses, 8 anos...Ah! A infinitude marcada e gravada na verticalidade do horizontal!
Tudo que o homem quer e busca desde que começou a pensar vem inserido nesse algarismo tão simples e tão cheio de segredos não alcançados...









O significado do oito – Antonio Moreira

Vários são os significados do número oito, sendo um dos mais conhecidos o oito em posição horizontal, que é igual ao infinito. Trata-se de número bonito, segundo minha ótica pessoal.
À luz de meu modesto entendimento, passarei a enumerar alguns significados do número oito.
Do latim: octo = 7 + 1
Oitavo: algarismo que exprime o número oito. Cada carta do baralho marcada com oito pontos. Pessoa ou objeto que, numa série, ocupa o oitavo lugar.
Fazer oitos: estar embriagado.
Ou oito ou oitenta: tudo ou nada.
Oito com patrão: barco a remo com oito remadores e um timoneiro.
Oitavas de final: Eliminatória de uma competição, com o fim de classificar oito competidores.
O oito, além de ser um nome bonito, dá origem a outros nomes e expressões, como oitava rima – estrofe de oito versos decassílabos, em que os seis primeiros rimam alternadamente e os dois últimos rimam paralelamente. Os Lusíadas, por exemplo, são versos compostos em oitavas rimas.
Oitavo número, do latim, octavus – ordinal e fracionário, correspondente a oito, Oitava parte de um todo.
Oitenta = cardinal = oito dezenas.
Os cantores nordestinos usavam a oitava como padrão em suas cantigas repentistas.
O oito pode ser representado em infinitas operações financeiras. É um número muito rcvio, de tal forma que pode ser objeto das quatro operações matemáticas.
Se cortamos o meio do oito, teremos o zero.




Eu traço o número oito com dois círculos, que, se divididos ao meio, será apenas um círculo. Círculo me lembra o SOL, que ilumina o dia. Também a lua, que ilumina a noite.
E, que beleza! Me lembra brincadeira de criança: a bola!
No campo das ciências exatas, metade do oito será quatro.

4 - Se olharmos de baixo para cima, parece uma cadeira. Cadeira que me recorda reuniões familiares, trabalho, mobília decorativa, lazer - cadeira de praia, cadeiras no teatro, no cinema...

Trajetórias – Adelaide Dalva Tivelli Garbuio


O oito significa o trajeto de nossa vida. Inicia-se com o nosso nascimento, o nosso crescimento até formarmos uma família.
Então, chegamos ao auge de nossa vivência, com os filhos que, muitas vezes, também já formaram suas famílias, e, nesse momento, a alegria de nossas vidas são os netos.
Ao iniciarmos a segunda metade do oito, o nosso corpo talvez apresente algumas dores, mas o nosso entendimento do que é a vida e a sabedoria para compreendermos os nossos semelhantes é muito maior.
Cada dia compreendemos e aceitamos melhor o caminho escolhido por cada ser humano,e aprendemos a cultivar os verdadeiros valores da vida, reconhecendo que existe um SER superior, que nos guia e nos ilumina.

Um número Forte – Cleudnéia Ap. Gaspar Zavarello

O oito é um número forte e gostoso de grafar. No mês oito nasceu meu pai (31/08/1924); na metade do oito, mês quatro, nasceu a cara metade de meu pai, minha mãe (09/04/1927). Eles ficaram juntos de 1947 a 2007.
Em 1948 eu nasci (03/03/1948) e, no dia 12 (8+4) de abril de 1992 nasceram meus primeiro netos gêmeos, dois meninos que, graças a Deus, já têm 17 (7+1 =8) anos.

Escrevendo sobre o número oito e sua metade, quatro, me dei conta de que muitas vezes estiveram presentes em minha história.

Metade do oito – Lourdes Laurenti Carvalho

Se o que eu observo nessa folha representa o numeral 8, isto é uma quantidade, então, a metade corresponde, logicamente, 4. Mas, nada indica que esse desenho parecido com o número 8 seja realmente o numeral 8.
Pode ser o que eu imaginar; por exemplo, duas argolas cuja metade seria uma argola, ou qualquer outra coisa.
Ouvi dizer que o oito representa o infinito, mas não tenho como conferir, pois nada sei sobre isso. Mas esse diálogo que peguei no ar, aqui mesmo, nessa sala de aula, me deixou confusa, e a coisa se complicou ao infinito. Por quê?
O que é o infinito? Não consigo imaginar o infinito, uma coisa sem começo nem fim. Li, outro dia, o artigo de um cientista, desses que estudam o universo, afirmando que o mesmo está em expansão. Expansão? Mas para onde?
Então, fico pensando em tudo: nosso universo, nossa galáxia, nossa lua, etsrelas, nosso planeta, nossos países, nossas cidades... E nós com os nossos problemas(zinhos). Daí, vem novamente o infinito e esse oito desenhado na folha... Ai! Vou ficar maluca...


Nenhum comentário: