Certificado

Certificado
Uma grande vitória poder divulgar o nosso projeto!
A OFICINA DE LEITURA E CRIAÇÃO LITERÁRIA
3A. IDADE CLARETIANAS FOI UM DOS PROJETOS SELECIONADOS PARA APRESENTAÇÃO NO III FÓRUM DO PLANO NACIONAL DO LIVRO E DA LEITURA E NO III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS, EM AGOSTO DE 2010.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Cheiro de Infância

Texto de Terezinha Cattai

Nossa memória tem o poder de trazer para o momento presente, o passado de muitos anos, com todas as emoções, os mínimos detalhes, apenas com um cheiro, o cheiro da infância.
Cada vez que eu entro na Escola Joaquim Salles, na rua 7 avenidas. 5 e 7, (a primeira escola de Rio Claro), agora para votar nas eleições, sinto esse cheiro e o passado volta em minha memória, em meu coração.
Foi o tempo em que cursei o Primário as 1ª, 2ª, 3ª e 4ª série.
Sinto o cheiro de crianças entrando nas salas de aula; o cheiro da madeira do assoalho; das carteiras envernizadas, com cadeiras grudadas e o lugar para colocar o tinteiro; o cheiro das merendas na cozinha : sagu com groselha, arroz doce, canjica, sopa de macarrão, pão com carne moída; dos gabinetes dentários (eram dois), o perfume das professoras, enfim, o cheiro de simplicidade e de enorme felicidade !
As professoras eram comprometidas com os alunos e ensinavam com amor.
Cada uma me deixou uma lembrança particular guardada com muito carinho.
A professora boazinha, muito simples e humilde da 1ª série; já a da 2ª série era muito chique e elegante, com seu colar de pérolas, rouge, batom e salto alto; a da 3ª série era muito, muito brava e me fazia tremer de medo. E a professora da 4ª série que eu mais gostava, infelizmente para mim, deixou a classe no meio do ano para ter seu filho e em sei lugar veio outra que também cativou meu coração.
O momento mais aterrorizante para nós crianças pequenas, era quando na hora da fila de entrada , o diretor andava entre os alunos falando sobre disciplina e respeito, mas o que ele passava mesmo era pavor, porque gritava e ameaçava. Nunca me esquecerei do Diretor Nelson Stróili.
Mas, esta escola tinha (tem) um lugar que para mim era mágico e lá o cheiro de infância feliz  é ainda mais presente. É cheiro de alegria, de risadas, gritos, inocência, carinho, amizades, brincadeiras.
É o pátio de terra onde há uma enorme mangueira centenária e suas raízes fora do solo, grossas e longas, eram nossos bancos para tomarmos nossos lanches.
Falando nisso, ainda me lembro do pedaço de pão com marmelada, no guardanapo xadrez e a limonada na garrafinha dentro da lancheira de plástico.
E depois do lanche vinham as brincadeiras deliciosas e muito divertidas: pega-pega, esconde-esconde, amarelinha, pular o comprimento entre dois riscos na terra, pular corda (várias modalidades), bobinho com bola, rodas cantadas, barra-manteiga, passa anel, queimada e muitas outras.
Era uma alegria, uma felicidade espontânea e verdadeira que não dependia de quanto era o salário do pai de cada criança, da beleza, da roupa, do sobrenome, se a família tinha um carro,  casa própria, se era branca, negra, japonesa, ou do bairro onde morava , todas as crianças brincavam juntas.
Por isso, a Escola Joaquim Salles, tem e sempre terá um lugar muito carinhoso, lindo, mágico em meu coração, com este cheiro de minha infância querida.

Nenhum comentário: