Certificado

Certificado
Uma grande vitória poder divulgar o nosso projeto!
A OFICINA DE LEITURA E CRIAÇÃO LITERÁRIA
3A. IDADE CLARETIANAS FOI UM DOS PROJETOS SELECIONADOS PARA APRESENTAÇÃO NO III FÓRUM DO PLANO NACIONAL DO LIVRO E DA LEITURA E NO III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS, EM AGOSTO DE 2010.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Estudo de "A hora da estrela"

Em outubro/2009 estudamos a obra de Clarice Lispector "A hora da estrela"; primeiramente aprendemos algumas coisas sobre a escritora e, em seguida, passamos ao estudo desse livro, analisando-o segundo a abordagem da função social da literatura. Discutimos como a personagem Macabéa representa a exclusão em sua face mais perversa.
Também, como Clarice conseguiu perceber, já na década de 1970, quando o livro foi escrito, que a tirania da imagem, disseminada pela mídia, se ampliaria profundamente, exaltando a juventude, a magreza excessiva, a identidade construída através de grifes, consolidando a exclusão dos que não se enquadram nesses padrões.

Com base na narrativa de Lispector os alunos foram convidados a escrever sobre a vivência da exclusão em suas próprias vidas, transcriando fatos, vividos ou inventados, em narrativas literárias ou textos dissertativos.
O resultado pode ser conferido na transcrição dos textos, gentilmente digitados pela aluna Vera Gracia. Obrigada, Vera



Exclusão à moda da Telefônica - Alice Ferreira

15 dias solicitei mudança de endereço na Telefônica e até a presente data, não foi ligado o telefone.

Hoje, (14/10) fui á loja da Telefônica averiguar o porque da demora e o não cumprimento do prazo que me deram . Ai começou todo o transtorno e verifiquei que, à revelia, foi cancelada a minha primeira solicitação.

Como a atendente não forneceu explicações mais precisa, comecei a questioná-la. Vieram suposições de que o sistema não registrou corretamente o novo endereço.

Neste momento, me senti não só excluída, mas ferida em meus direitos de cidadã. Descaso, pois forneci fone de contato do meu irmão. O mínimo que poderiam fazer era me convocar novamente para esclarecimentos.

Dada a tamanha incompetência e mal gerenciamento da empresa , esqueci da educação que recebi de meus pais e parti para a briga “verbal”.

Adrenalina a mil, coloquei toda minha indignação, cheguei a ameaçá-los de ir ao PROCON, à imprensa. Coloquei também da má qualidade de serviços prestados , devido ao monopólio de uma empresa atuar no mercado sem concorrentes.

Pela terceira vez, queriam que eu repetisse todos os meus dados de identificação e endereço. Questionei, muito brava, e disse :- que sistema é este que não entende o próprio idioma?

Para encerrar este relato que foi muito mais além do que consegui colocar no papel, eu disse à atendente que não sairia da loja sem conversar com o chefão. Veio um chefinho que agilizou o processo.

Conclusão: tenho que esperar mais ou menos dez dias para funcionamento do telefone (daí, vai dar quase um mês ...)

Isto tudo porque estamos na era do digital, da internet, da modernidade, que tenta incluir

todos os seres humanos! Mas, muitas vezes os excluem, cruelmente!


O LEMA ROTÁRIO - DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI ”

O VOLUNTARIADO - Aurora Rodrigues

O voluntariado nos anima a ajudar os necessitados de diversas maneiras. Os doentes, as crianças desamparadas e doentes, nas residências, hospitais, etc; fazendo-lhes companhia, dando-lhes remédios e banhos.

Crianças = ensino, roupas, educação. Fazer com elas um coralzinho, contar histórias, passeios, lanches. Confeccionar roupas, mantas e meias em tricô para aquecê-las. O sorriso de agradecimento nos incentiva a prosseguirmos com nossa atenção e carinho.

Trabalhar como voluntário é comprometer-se com a misericórdia, é sentir-se compromissado com o próximo, é pensar no próximo, é realmente ser cristão.


Um comentário:

JOAQUIM disse...

ALICE,VOCE NÃO CONHECE A OI ! SE CONHECESSE,MOTIVOS PARA SE ESTRESSAR NÃO LHE FALTARIAM...rsrs