Certificado

Certificado
Uma grande vitória poder divulgar o nosso projeto!
A OFICINA DE LEITURA E CRIAÇÃO LITERÁRIA
3A. IDADE CLARETIANAS FOI UM DOS PROJETOS SELECIONADOS PARA APRESENTAÇÃO NO III FÓRUM DO PLANO NACIONAL DO LIVRO E DA LEITURA E NO III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS, EM AGOSTO DE 2010.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A compaixão nos olhos de Tigrão



Os olhos são a primeira coisa que chamam a minha atenção nas pessoas, porque eles transmitem muito o que a pessoa tem no coração, ou o que estão sentindo naquele momento.
Mas há uns dias atrás, os olhos de um animal me chamaram a atenção e me emocionaram.
Tigrão é um cão Fila negro tigrado (com listras amareladas), enorme, lindo, amigo e leal, com mais ou menos 8 anos de idade e pertence ao meu irmão, cunhada e duas sobrinhas.
É meigo, alegre, carinhoso e brincalhão com as pessoas que conhece e gostam dele; porém, com estranhos que passam na rua e ás vezes mexem com ele no portão, se torna uma fera para proteger a família.
Também é muito inteligente e sensível, porque, se eu ou outra pessoa chega na casa e não vai até o quintal cumprimentá-lo e dar um pouco de atenção a ele, depois de um tempo quando resolve ir, ele não levanta a cabeça, fica sentado como se a pessoa não estivesse ali, totalmente indiferente e digo com certeza, até magoado.
Quando a pessoa vai se despedir para ir embora, ele continua de cabeça baixa e não dá a pata para o “tchau”. E não é apenas isso. Depois de dias, quando a pessoa volta á casa para uma visita, ele ainda continua “emburrado” e não corresponde ao cumprimento.
Só depois de muito carinho, paciência e atenção, ele “fica de bem”, olha, dá a pata e brinca. Parece uma criança fazendo birra para conseguir atenção.
Mas, outro dia eu senti uma grande tristeza e dor no coração desse querido cachorro Tigrão. Cheguei e fui ao quintal cumprimentá-lo como sempre, e, quando ele olhou para mim, senti seu olhar profundamente triste e dolorido no corpo e no coração (sentimento).
Ele estava sofrendo como uma pessoa que tem compaixão pelo próximo(e não são todas) sofre. Tigrão falou com seu olhar que estava sofrendo, que queria colo, um abraço e paz para o seu coração e para o coração de todos daquela casa.
Fiquei impressionada e emocionada com a sensibilidade do Tigrão, que ama tanto as pessoas dessa família, que sente tristeza e preocupação, pelo momento difícil pelo qual estão passando.
É amor, compaixão, carinho, um modo de “dizer”, de demonstrar que ele está ali, presente, junto deles para ajudá-los, mesmo que seja apenas para dar a pata ou abanar o rabo, que corresponde a um enorme carinho e atenção.
Os animais nos dão muitos exemplos de amor, companheirismo, respeito ao próximo, muito mais verdadeiros, sem cobrança, sem falsidade, do que muitas pessoas, porque eles demonstram com seu coração e suas atitudes.
A compaixão pode ser partilhada apenas com um olhar, um abraço, um beijo, uma palavra que significam : eu estou aqui, pode contar comigo.
É isso que eu senti e sinto quando estou com Tigrão, o amigo para todas as horas.
Que bom seria se mais pessoas tivessem essa sensibilidade e esse amor gratuito para ajudar a tantas outras que sofrem, não necessariamente com dinheiro, bens materiais, mas com um olhar, um abraço, um sorriso, como o Tigrão ...


Texto de Terezinha Cattai

3 comentários:

Anônimo disse...

Profa. Sandra, eu conheço a sra. da oficina que a sra. deu em Piracicaba, para professores. Que coisa linda esse projeto, e que texto mais lindo esse da minhoquinha! Espero que a sra venha de novo pra Piracicaba nos ensinar.
Um abraço.

Anônimo disse...

Esqueci de colocar o meu nome: FErnanda, professora de portugues.

Anônimo disse...

Querida Tia Terezinha, adorei, me emocionou muito, com ctz o Tigrão foi um grande amigo, e afirmo de todo coração tudo o que a Sra. escreveu! ♥
PS: ADOREI O BLOG!