Certificado

Certificado
Uma grande vitória poder divulgar o nosso projeto!
A OFICINA DE LEITURA E CRIAÇÃO LITERÁRIA
3A. IDADE CLARETIANAS FOI UM DOS PROJETOS SELECIONADOS PARA APRESENTAÇÃO NO III FÓRUM DO PLANO NACIONAL DO LIVRO E DA LEITURA E NO III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS, EM AGOSTO DE 2010.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Meu amigo Calopsita - Kalu




Ele é um pássaro muito observador. Seu nome é Kalu.
Seu comportamento:
Quando êle está descansando ou relaxando, fica empoleirado com uma perna no poleiro. Nesta posição, aproveita para tirar uma soneca. Quando ele abaixa a cabeça, representa a confiança que êle deposita em mim, para receber carinho. Quando sua crista está em posição normal, significa que Kalu está relaxado e calmo; crista erecta, significa atenção; se o penacho estiver abaixado, significa que ele está concentrado ao que está em seu redor.
Kalu range o bico, sinal que está feliz, mas quando grita com freqüência, frenéticamente, significa que está se sentindo sozinho, ou, que quer sair da gaiola, ou está com medo, ou fome, ou estressado. Êle se comunica através de trejeitos, gritos ou assobios, etc.Quando está espreguiçando, está se descontraindo, está dando boas vindas, está alegre.
Algumas vezes noto que suas asas estão bem abertas, com o corpo para baixo, batendo as asas para voar. Quem sabe, tenha vontade de fugir para ser livre.
Seu comportamento precisa ser respeitado, inclusive as horas de sono que são preciosas (ao cair da tarde até a manhã seguinte).
Não irrito meu calopsita para não estressá-lo, o que culminaria em doenças.
Aprendi que são os machos que assobiam, cantam e podem até imitar palavras. Êles são mais vocalizados. Kalu canta o início do Hino Nacional, assobia, imita palavras com facilidade, mas não forcei seu aprendizado.
Êle é uma ave granívora, isto é, tem o ato em si de descascar as sementes com o bico. Sua alimentação consta de verduras, frutas, sementes, farinha de ovo e suplementos vitamínicos.
Não é toda hora que Kalu está disposto para uma brincadeira, um carinho, Sua privacidade precisa ser respeitada, principalmente ao cair da tarde.
Meu calopsita é bem tratado : conservo sua gaiola limpa, seu bebedouro sempre com água fresca, dou-lhe boa alimentação e trato-o com respeito e carinho. Apesar de viver engaiolado, ele é um pássaro saudável.
Kalu é meu amiguinho. Eu cultivo esta amizade!

Nenhum comentário: