Certificado

Certificado
Uma grande vitória poder divulgar o nosso projeto!
A OFICINA DE LEITURA E CRIAÇÃO LITERÁRIA
3A. IDADE CLARETIANAS FOI UM DOS PROJETOS SELECIONADOS PARA APRESENTAÇÃO NO III FÓRUM DO PLANO NACIONAL DO LIVRO E DA LEITURA E NO III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS, EM AGOSTO DE 2010.

domingo, 19 de junho de 2011

A tesoura de alfaiate

Texto de D. Mariângela J. P. Gomes

Foto captada na internet. Tesoura semelhante à do relato.


          Tantos são os objetos que tenho guardados em minha memória, no coração e no meu baú. Hoje parei em frente a ele e resolvi abri-lo.  Qual não foi a minha surpresa no primeiro toque,  ao deparar com um pacote que fez meu coração bater mais forte. Percebi logo o que era,  então o desfiz.

          Ali estava a tesoura do Heitor, sua companheira  de trabalho durante todos os muitos anos que exercera o honroso ofício de alfaiate. Comovida, olhando para ela, leio gravado próximo ao parafuso que prende as duas lâminas : GALIER – PARIS.

          É uma tesoura bem grande com pontas longas bem finas, que prestou muitos serviços no passado, hoje na melhor idade, já com seus quase oitenta anos, descansa aposentada no baú.

          Transporto-me agora ao passado, é de manhã, estou na loja, isto é, Alfaiataria Excelsior, que leva o slogan : “Elegância Máxima em Linhas Diferentes”.

           Heitor defronte ao balcão largo e comprido estende a peça de casemira, em seguida com o giz e esquadro, traça o molde com as medidas do freguês. A fita métrica sempre dependurada no pescoço. A tesoura ali ao lado, ansiosa, intrépida, altiva, certeira, inicia mais uma jornada, guiada como numa dança por mãos tão hábeis, bailando para cá, girando para lá sobre os traços no tecido, cortando com suas lâminas afiadas, vai dando formas ao modelo.

          Quem será o elegante felizardo que irá desfrutar o belo traje?

          Volto ao presente, a tesoura aqui ao meu lado me remota a muitas outras recordações daquele tempo bom e feliz!




Nenhum comentário: