Certificado

Certificado
Uma grande vitória poder divulgar o nosso projeto!
A OFICINA DE LEITURA E CRIAÇÃO LITERÁRIA
3A. IDADE CLARETIANAS FOI UM DOS PROJETOS SELECIONADOS PARA APRESENTAÇÃO NO III FÓRUM DO PLANO NACIONAL DO LIVRO E DA LEITURA E NO III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS, EM AGOSTO DE 2010.

domingo, 19 de junho de 2011

Relíquias de Família



Texto de Maria de Lourdes da Silva Pinto


Em minha casa possuo muitas relíquias de família, como: móveis de sala de jantar feitos no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo., que pertenceram aos meus sogros; quadros, porcelanas, diversos cristais, lembranças da vida dos entes queridos que já nos deixaram.
Entretanto, que me emocionaram muito são: uma caixa de cartas, amarelecidas pelo tempo, escritas pelos meus pais - João Alfredo e Maria - e pelo meu avô materno - João Carvalho - que não cheguei a conhecer. Estas cartas contam fatos de suas vidas. Ao lê-las, senti o quanto o amor e o carinho eram importantes para eles.
Transcrevo aqui, na íntegra, uma carta de meu avô João endereçada ao meu pai, que me emocionou, deveras, cujo assunto era a resposta do "pedido de casamento" e meus pais ao meu avô:

"João Alfredo,
Fiquei satisfeito com a tua carta. Estamos entendidos. Auguro que serão felizes. A Maria é boa mocinha. Não tem preparo, mas havendo indulgência de parte a parte tudo caminhará bem. Devemos confiar 'Naquelle' que distribue com abundância os seus tesouros às nossas pobres creaturas, a quem devemos nos envergonhar da nossa pequenes, porque 'Salomão', me parece que foi ele, no livro da Sabedoria, disse: 'Que o pó, o humile pó também se elevou às alturas'. Há, além disso, o atavismo de família. Os avós dela foram bondosíssimos e de probidade invejável. Por conseqüência, Avante!
Causa lástima a posição do 'Hermes*'. Aquilo é um pandemonium. Estão doidos. E o tropeiro lá se foi para o Sul, a cata de novas diabruras. Que fique por lá e não volte mais. São os meus desejos.
Excetuando eu, todos daqui vão passando bem. Antes de ontem fiz 70 anos, porisso o miolo está esfarelado.
Saudações a todos e até.
Teu amigo certo,
João Carvalho.
São Paulo, 27 de janeiro de 1912."

Continuando, a outra relíquia, também importante para mim, é um porta-guardanapos de prata, que pertenceu à minha tia Maria Santos, irmã de meu pai. Esta relíquia possui grande valor estimativo. Titia, quando entrou para o convento de São vicente de Paulo, como freira vicentina trocou o seu nome, como era de praxe, por Luiza de
Marillac, discípula do santo. Ela também fez votos de pobreza, de modo que seus pertences de valor foram distribuídos. Ao meu pai ela doou o porta-guardanapos que, após o falecimento de meu pai, foi entregue a mim, como recordação de titia Maria. 
Por isso, escolham com atenção; criem e renovem espaços de suas casas com a mistura de móveis, enfeites e relíquias da família, herança de familiares queridos, não vendam e não doem. Enquanto viverem, conservem essas preciosidades.


* Referência ao presidente do Brasil, Hermes da Fonseca.








Nenhum comentário: