Certificado

Certificado
Uma grande vitória poder divulgar o nosso projeto!
A OFICINA DE LEITURA E CRIAÇÃO LITERÁRIA
3A. IDADE CLARETIANAS FOI UM DOS PROJETOS SELECIONADOS PARA APRESENTAÇÃO NO III FÓRUM DO PLANO NACIONAL DO LIVRO E DA LEITURA E NO III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS, EM AGOSTO DE 2010.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Eu me lembro, e como!

Mariângela Januária Pezzotti Gomes


Eu me lembro e como...


Grande perda aconteceu na minha vida nos anos 70, 21 de novembro. Minha mãe havia falecido. Acredito das filhas, a mais apegada a ela. Foi difícil acostumar-me com sua ausência.

Ainda em 72, sentindo muito a sua falta, com imorredoura saudade, lecionava eu na Escola Estadual Monsenhor Martins. Era Maio, mês que se comemora Dia das Mães. Havia lido no jornal que uma das casas mais conceituadas no comércio da cidade (Casa Farani, localizada na Rua 3 esquina da Avenida 6), instituía um concurso entre as primeiras séries das escolas estaduais e particulares, para que os alunos elaborassem uma frase criativa em homenagem as mães.

Levei e li a notícia à classe. Logo após a leitura como sugestão, tracei um perfil sobre as mães e principalmente sobre a minha mãe. Falei da alegria de ter seus filhos, do seu amor, carinho, renúncia, dedicação e exemplos.

Quando parei de tecer o comentário, vi alguns bracinhos erguidos querendo indagar alguma coisa. Entre eles me chamou a atenção, o de uma aluna portadora de dislalia, muito inteligente, à qual já me acostumara a entender sua fala.

Ela disse:

- Professora, escreve na lousa para eu copiar, Minha Mãe Minha Vida !

Fiquei muito emocionada, esta frase me levou às lágrimas!

E assim foi: ela copiou e enviou ao concurso. Foi classificada em primeiro lugar.

O diretor da escola, prof. Benedito Zaine, acompanhou a aluna e sua mãe ao estabelecimento comercial para receberem os prêmios que foram: para a aluna Rosângela uma linda boneca e para sua mãe um aparelho de jantar em porcelana.

Eu como professora, me senti muito gratificada e feliz por levar meus pequenos alunos a valorizar o amor por suas mães e expressando seus sentimentos, realizar o sonho de através do concurso homenageá-las !

Eu me lembro muito e como...

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu frequento o grupo Energéticos da 3a. idade de Rio claro. Eu lembro da casa farani e tb conheço a Mariangela. Que beleza isso aqui, na prefeitura não tem nada disso no nosso grupo.é uma pena.

Meu nome é helio